Forum ProjetoAcg
Bem vindo ao fórum!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Parceiros



Quer ser nosso parceiro e ter um banner? Consulte-nos.
Últimos assuntos
» Famílias Academia
8/23/2017, 10:19 por Bremmachado

» Comando para ocultar
8/11/2017, 15:30 por luiz fernando

» AUTO CADD 2016
6/16/2017, 19:58 por Miguel Rodrigues

» Simbologia
6/12/2017, 14:25 por Reymetha

» Como trocar o template
2/9/2017, 19:34 por Rui Damiao

» QUANTITATIVO DE MATERIAIS
10/13/2016, 09:04 por leonidas martins

» Template ABNT 2009 a 2016
9/30/2016, 15:54 por debcivil

» Planta tratada perspectivada com Revit
9/29/2016, 04:12 por samuelbarros

» Boa Tarde...
9/6/2016, 13:52 por Robson Farias

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Pacote Famílias Revit - Download
Pacote Famílias Revit - Download
Conectar-se

Esqueci minha senha


Planta tratada perspectivada com Revit

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

11122012

Mensagem 

Planta tratada perspectivada com Revit




Muita gente pensa que o Revit não é um bom software para elaborar projetos de interiores. Após anos de faculdade e nos escritórios, você se acostuma a trabalhar com um software e uma metodologia em que se sente confortável e só a ideia de mudar te assusta e reprime. É comum esta resistência inicial às mudanças, geralmente drásticas, nos processos aos quais você está acostumado...

Como o CAD poderia ser melhor que o Revit? Bom, talvez pela hachura gradiente que muitos arquitetos e designers de interiores tanto gostam, mas, desconsiderando este detalhe, tudo que você faria no cad, pode fazer de maneira bem mais automatizada no Revit, gerando elevações e cortes 2D e 3D tanto dos mobiliários como da edificação em si. E que tal já aplicar materiais nas hachuras do elementos e ao mesmo tempo já deixá-la pronto para renderizar e optar (ou aproveitar ambos) por apresentar em visão perspectivada ou da maneira tradicional em uma vista ortogonal da planta baixa?
Que tal abrir a mente e aprender a fazer plantas tratadas em 3D ou 2D no Revit? Não só porque todos estão começando a utilizar o Revit e só você ainda não começou, mas porque será um processo muito mais rápido e prazeroso que a o tradicional line, offset, offset, select, trim, trim, trim, hatch, he, sc, enter enter.

Nada melhor que seguir este excelente tutorial do nosso amigo André Gonçalves em que ele mostra o passo a passo para elaboração de plantas. É importante perceber que esta é somente uma das infintas possibilidades e a customização de materiais, cores, mobiliário, luz e sombra deverá ser adaptado à gosto.

Espero que gostem do tutorial a seguir do nosso parceiro Daniel Gonçalves.

Att.
Alan Araújo


TUTORIAL: PLANTAS EM PERSPECTIVA
A seguir vou mostrar como se faz uma planta perspectivada para apresentação de projetos. Esse tipo de planta facilita o compreendimento do desenho por parte do cliente ou também para melhorar apresentações acadêmicas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O primeiro passo pra fazer uma planta em perspectiva é ter utilizado famílias de mobiliário em 3D. De outra forma elas não serão visíveis nas câmeras.
Abra a planta da qual você quer fazer a perspectiva e crie uma nova Câmera (disponível na guia Vista). Lembre-se de escolher um ponto mais ou menos central em relação a sua planta, caso contrário a perspectiva poderá ficar deformada. Repare a imagem a seguir:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pronto! A câmera foi criada e a vista aberta automaticamente. Agora, usando o ViewCube (disponível no canto superior direito da vista), posicione a vista utilizando um dos vértices superiores do ViewCubecomo na imagem abaixo. Ainda com base na imagem, ative a Caixa de corte na paleta de Propriedadesda vista e corte até a altura desejada.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ViewCube e vá na opção Orientar para vista,Plantas de piso e selecione sua planta de piso, a mesma que começamos esse passo a passo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Agora o Revit posicionou a câmera na posição correta. Contudo, pode acontecer, e sempre acontece, de o desenho ficar consideravelmente menor que o Recorte da vista. Ative o SteeringWheels , clique com o botão direito do mouse sobre ele e clique em Aumentar/Diminuir comprimento focal.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Repare que seu curso mudará para uma espécie de retângulo. Clique e mantenha pressionado o botão do mouse sobre o desenho. Mova suavemente para cima até encaixar a planta no Recorte da vista. Lembre-se que a Caixa de corte pode passar além do recorte, já que vamos ocultá-la a seguir. Já o desenho não.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pronto. Basicamente está pronto. Agora é só tratar a vista para limpar e melhorar a visualização. Comece ocultando na vista a Caixa de corte. Lembre-se de ocultar, não desativar. Em seguida, escolha um Estilo Visual: Sombreado ou Cores consistentes.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A apresentação já começa a melhorar. Agora pelo mesmo caminho da imagem acima, vá em Opções de exibição de gráficos... Chegando lá vamos configurá-la conforme a imagem em seguida. Marque Sombras projetadas e Mostrar sombras de ambiente – é importante lembrar que sombras deixam a vista mais pesada e seu PC pode ficar lento, por isso, deixe as sombras desligadas e ligue somente antes de imprimir e/ou apresentar para o cliente. A intensidade do sol ou da sombra é um ajuste mais pessoal. Se notar que sua vista ficou muito escura, aumente os valores, caso contrário, diminua. Quanto à sombra, costumo sempre deixar em torno de 15 para não deixar o desenho carregado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Ainda com base na imagem acima, clique no botão de Configuração do sol. Crie um sol usandoIluminação e coloque os ângulos de azimute e de altitude conforme a imagem. Isso criará um sol quase central a sua planta, o que produzirá sombras pequenas nos limites dos objetos. Lembre-se de desmarcar Relativo à vista e Plano de chão. Dê Ok nas duas janelas e veja o resultado. Altere o que achar necessário.
Para finalizar, entre nas configurações de Visibilidade/Sobreposição de gráficos (acesse com o atalho pelas teclas VG, pela guia Vista ou pela paleta de Propriedades da vista), vá até a categoria Parede e, na coluna Cortar, vamos alterar ambas as subcolunas Linhas e Padrões.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Na primeira, conforme a imagem acima, configure o Cor como Branco e a Espessura com 3. Dê Ok. Na segunda, escolha Cor como Preto e o Padrão com Preenchimento sólido.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dê Ok em tudo. Repare que a parede cortada ficou preta com um contorno branco. Altero os tons e/ou padrões conforme seu gosto. Se seu projeto tiver pilares estruturais, faça o mesmo na categoria Pilares estruturais para deixá-los iguais as paredes.
Como perspectivas feitas com a câmera não têm escala, para colocá-las nas Folhas será necessário ajustar o tamanho do Recorte da vista. Selecione o Recorte da vista (contorno do desenho) e clique no botão Tamanho do recorte na barra de ferramentas superior. Utilize sempre com Escala (proporções bloqueadas) para ajustar a tamanho do desenho na folha. Por exemplo, um A3 em modo paisagem tem 420 x 297 mm, a vista no exemplo a seguir está com 373 x 280 mm. Um pouco menor para que sobre espaço para as margens da prancha. Jogue a vista em uma Folha para testar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pronto! Espero que este tutorial ajude a melhorar a qualidade da apresentação dos projetos sem sair do Revit.
Lembre-se que dentro de Visibilidade/Sobreposição de gráficos há várias alterações legais que podem ser feitas. Experimente brincar um pouco para testar.

Este tutorial foi retirado do blog [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] de André Gonçalves.


Última edição por Alan Araujo em 4/20/2013, 19:45, editado 1 vez(es)
avatar
Alan Araujo

Mensagens : 380
Localização : João Pessoa/PB/Brasil
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 33

http://www.projetoacg.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Planta tratada perspectivada com Revit :: Comentários

Mensagem em 4/12/2013, 00:01 por netocorecha

muito bom =, obrigado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 5/11/2013, 11:10 por Riani

Não teria o vídeo da aula?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 5/11/2013, 12:05 por jomar_filho

Excelente! O Revit é mesmo incrível!

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 5/11/2013, 13:03 por carlosrennier

Aprendendo com os FERAS! Smile

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 5/12/2013, 10:08 por Paulo Júnior

Muito bom mesmo, chegou na hora certa a informação!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 5/12/2013, 10:10 por Paulo Júnior

Coloquei iluminação e consegui ter um resultado ótimo do render! ficou bem interessante.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 5/12/2013, 10:24 por Jair Cardoso Martins

Quem lê mais, sabe mais. Muito boa explicação. Continue com essa boa vontade de nos ensinar. Laughing

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 7/1/2013, 16:55 por Atelier 3DElieser

Parabéns André! Muito legal!
Aconteceu uma coisa comigo que não consigo resolver. O meu Revit é 2014.
Ao terminar de fazer todas as operações, não consigo mais visualizar a minha região de recorte (crop region). Não aparece mais o contorno com os grips para redimensionamento.
Tem alguma dica para isso? Abraços!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 7/2/2013, 05:12 por Carlos Souza

Caramba, complicado, mas eu me permito aprender isto, Auto Cad não me representa mais, estou trabalhando no desapego... Parabéns, só féra:D Very Happy Very Happy Very Happy

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 7/2/2013, 10:56 por Alan Araujo

Atelier 3DElieser escreveu:Parabéns André! Muito legal!
Aconteceu uma coisa comigo que não consigo resolver. O meu Revit é 2014.
Ao terminar de fazer todas as operações, não consigo mais visualizar a minha região de recorte (crop region). Não aparece mais o contorno com os grips para redimensionamento.
Tem alguma dica para isso? Abraços!

Tenta ligar show Crop Region e verificar se ele não foi escondido (Reveal Hidden Elements).

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em 10/16/2013, 12:48 por Marcio Gentil

Show!!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em 9/29/2016, 04:12 por samuelbarros

Muito bom, obrigado.
NO entanto ainda resta uma dificuldade... Como podemos colocar a legenda com nome dos ambientes, uma vez que vista em 3D não aceita simbologia ? Tentei até um texto em 3D, mas não fica bom além de que o mobiliário atrapalha na hora de posicionar e visualizar o texto.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum